top of page

Conservação, Preservação e Restauração

 

    Conservação: " É o conjunto de intervenções diretas, realizados na própria estrutura fisica do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta acasionada pela ausência de uma preservação. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: Higiênização e desinfestação de insetos ou microrganismo, seguidos ou não de pequenos reparos."

 

     Preservação: " É uma consciência, mentalidade ( individual ou coletivo, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o Patrimônio. Resguardar o bem cultural, previnindo possíveis malefícios e proporcionando a este condições adequadas de "saúde". É o controle ambiental composto por técnicas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte e exposição".

 

   Restauração: " É um tratamento bem mais complexo e profundo constituído de intervenções mecanicas e quimicas, estruturais e/ou esteticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artisticos. Respeitando-se, ao maximo, a integridade e as caracteristicas históricas, esteticas e formais do bem cultural, devendo ser feito por especialistas". ( Sarmento, Adriana Godoy da Silveira - Preservar para não restaurar)

 

Clube dos 200 ( 1928) Restaução 2004 ate 2014

           

            Monumento histórico inaugurado na data de 1928 esta edificação apresenta uma arquitetura com características dos casarões coloniais da época, este se diferenciava das demais construções em razão da forte influência espanhola marcante em toda sua estrutura: Pátio interno central cercado por grossas colunas e capitéis jônicos e dóricos que se espalham por toda a estrutura externa e interna do casarão.

Este projeto veio atender aos pedidos e planos de nosso então presidente Washington Luis e seus ilustres 200 sócios mais influentes na sociedade Brasileira da época, que entregaram a responsabilidade de execução e projeto do primeiro clube privet do país, nas mãos do engenheiro Samuel Ribeiro e também do competente arquiteto Alexandre Albuquerque, que carregava em seu currículo, algumas obras de peso como a Catedral da Praça da Sé em São Paulo.

Com o charme diferenciado na construção do Clube dos 200, a chamada era da República Velha do Café se despedia com glamour dos tempos áureos do “Ouro verde”- nosso café brasileiro.

Mas nem tudo sempre foi ouro e glória na história deste casarão. Durante 8 longos anos em que permaneceu fechado e abandonado, entregue ao tempo e a sua própria sorte, os longos corredores de madeira antiga pararam de ranger. Cessaram-se os rangidos e Calaram a história.

O nosso desafio começava aí: Acordar um gigante adormecido e machucado.

Todo este trabalho de restauração foi realizado mediante base de comparações com documentos e fotos de épocas passadas que nortearam o resgate da originalidade do projeto inicial.

Ricos detalhes como os azulejos hidráulicos do salão principal e quartos, bem como os móveis de época foram preservados e recuperados em sua grande maioria. As Janelas com treliças de madeira Gelousie com forte influência mourística, foram estrategicamente pensadas para garantir a ventilação natural, propiciar um ambiente claro com excelente luz natural ambiente, e ainda, com a função especial de garantir a privacidade das moças de olhares mais curiosos vindos de fora. Todas as portas e janelas foram cuidadosamente desmontadas, restauradas e pintadas na sua cor original. Em um período de trabalho de dez anos (2004 - 2014), toda a parte de estruturação e edificação da casa foi restaurada resultando em um trabalho primoroso de conservação e preservação. Apoiados em uma gestão ambiental totalmente sustentavel a administração procurou basear-se na direção e no regimento dos ecossistemas naturais e sociais em que se insere o homem, individual e socialmente, num processo de interação entre as atividades de hotelaria e turismo educacional que exercia, buscando a preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno, de acordo com um certo padrão de qualidade. Uma Administração integral e integrada de todos os setores que influenciam a qualidade Ambiental. De todo o trabalho realizado, destaca-se ainda, a profunda pesquisa e o resgate da importância histórica deste casarão que, além de testemunhar diversos momentos de nossa história, ainda o marca o ínicio da Era Rodoviária de nosso país. Enfim, uma década de trabalho, que se mostrou ser bem mais do que um simples trabalho, mas uma verdadeira MISSÃO.

Fazenda Catadupa ( 1837) - Em restauração

 De 2012 ate hoje

Fazenda Catadupa

 

A Fazenda Catadupa está situada em São José do Barreiro-SP, em meio a Serra de Formoso, cabeceira de serra da Bacia do Rio Sesmaria, e bem próxima ao Parque Nacional da Serra da Bocaina. A propriedade é uma fazenda centenária remanescente da época do império e teve seu auge de desenvolvimento e produção no período cafeeiro que enriqueceu os municípios da região do nosso Vale histórico e contribuiu diretamente para o desenvolvimento econômico, social e cultural de nosso país. Uma era em que o Brasil econômico era o café e o café era o Vale do Paraíba. Foi cruzando estas primeiras trilhas de chão de terra que nosso país cresceu e se desenvolveu pelo Vale: Caminho para as Minas Gerais no ciclo do Ouro, desenvolvimento das primeiras práticas comerciais pelos tropeiros, que abasteciam as vilas e futuras capitais com víveres e mantimentos; e fazendo o papel de "mídia" para que a informação pudesse circular; abastecimento da corte Imperial quando esta fixou-se no Rio de Janeiro; foi o trajeto utilizado na época do Brasil colonial ao Brasil Republicano, caminho para a independência de nosso país, moldou a política do café com leite entre Minas e São Paulo, Estradas de Ferro, Iniciou a era Rodoviária de nosso país com a antiga estrada Rio-São Paulo,...enfim, em meio a todo esse cenário histórico, a Fazenda Catadupa esta sendo toda restaurada para que possa servir de palco para trabalhos com visitas guiadas, com objetivos turísticos, recreativos e educacionais, bem como, para estudos e pesquisas mais aprofundadas. Nosso objetivo é somar o potencial histórico da região e da Fazenda centenária com as práticas de educação ambiental possíveis de serem realizadas e implantadas em uma reserva constituída. A ideia de associar História e Patrimônio natural vem de encontro com o pensamento de que redescobrir a história é reviver fatos que alicerçaram o desenvolvimento que hoje temos alcançado. É reconstruir a trajetória e refazer o percurso que gerou mudanças no nosso modo de vida, de entendimento e valorização do nosso mundo e, em especial, de nosso ambiente natural.

Quer saber mais?
bottom of page