top of page

      " A Educação Ambiental consiste em um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu Meio Ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir - individual e coletivamente - e  resolver problemas ambientais presentes e futuros. Entre as características fundamentais da Educação Ambiental, destaca-se: o enfoque orientado à solução concreta dos problemas da comunidade, o enfoque interdisciplinar dos problemas do Meio Ambiente e o caráter permanente orientado para o futuro. "  ( Maria Cecília Focesi Pelicioni - Fundamentos da Educação Ambiental)

BET - Bacia de Evapotranspiração

 

A Bacia de Evapotranspiração consiste em um sistema de tratamento de esgoto que ocorre de forma ecológica, uma vez que, a água da descarga vai para uma manilha de pneus que trabalha com bactérias anaeróbicas dentro de um tanque submerso todo impermeável, construído pela técnica de ferro-cimento, preenchido como num filtro, com pedras maiores em baixo, pedras menores no meio e solo fértil em cima, e plantado com plantas de folhas largas como bananas, taioba e helicônias.

Este sistema permite que a água da descarga seja devolvida para a natureza de forma limpa, pela transpiração das plantas e a parte sólida é absorvida como adubo por essas plantas.

Desta maneira a água com esgoto não polui o solo, nem o lençol freático e ainda produz um belo paisagismo para o ambiente, além de alguns frutos que podem ser consumidos

Circulo das Bananeiras

 O círculo de bananeiras é usado para tratar as águas usadas da casa (pias, tanques e chuveiros), as chamadas águas cinzas. Ele também beneficia a produção de bananas em escala humana. No caso das bananeiras percebeu-se que elas, como outras plantas de folhas largas como o mamoeiro, evaporavam grandes quantidades de água e estabeleceu-se assim uma relação com as águas cinzas das residências. Essa ligação é feita entre a necessidade de se tratar a águas que saem das pias e chuveiros das residências com a grande capacidade de evaporar (tratar) dos círculos de bananeiras. E isso é uma das bases do design na permacultura, estabelecer relações positivas, sinérgicas entre os elementos de um sistema vivo.

Nascentes e Plantio

A Fazenda Catadupa é uma das Unidades Demonstrativas do projeto " Recuperação Ambiental da Sub-Bacia do Rio Sesmaria - Diagnóstico físico e Socioambiental  e Implantação de Unidades Demonstrativas" ou Projeto Rio Sesmaria, iniciado em Abril de 2012, que tem como objetivo central estabelecer diretrizes e ações prioritárias para a recuperação e adequação ambiental da sub-bacia hidrográfica do rio Sesmaria, dos municípios de Resende-RJ e São José do Barreiro-SP, por meio de diagnostico e implementação de unidades demonstrativas de restauração florestal. O Projeto realizado pela ONG Crescente Fértil - Projetos Ambientais, Culturais e de Comunicação, contou com recursos de cobrança pelo uso da água administrados pela AGEVAP, pelo CEIVAP e também por recursos provenientes do Acordo TFCA - Tropical Forest Conservation Act, gerenciado pelo FUNBIO. 

Mais Informações no Site: www.crescentefertil.org.br/projetoriosesmaria

Pastos Rotacionados - Piquetes

Fase de Implantação Sistema Voisin - Sistema ecológico de pastagens onde muitas formas de vida podem sobreviver na pastagem e no solo (favorecendo a biodiversidade). Um dos pontos principais deste sistema é não utilizar, de forma alguma, o fogo no manejo dos campos.

Além disso, o animal deve permanecer poucos dias no mesmo piquete (período de ocupação controlado), para que não coma o rebrote das forrageiras. Assim, o rebanho terá sempre uma alimentação de boa qualidade e aumentará seu desempenho.

Com o sistema Voisin, o gado engorda mais e produz mais leite. Além disso, é possível manter maior quantidade de animais na área do que no pastoreio convencional, tornando a pecuária mais lucrativa.

Reciclagem

 A consciência ecológica, como processo, é um objetivo a ser conquistado dia-a-dia pelo cidadão, pela sociedade e pelos governos de todos os lugares do mundo. Cada um fazendo a sua parte, com pequenas ações cotidianas, fazem toda a diferença para o equilíbrio ambiental.

A colocação dos resíduos nos recipientes certos é o 1° e mais importante passo do processo.

Lixo comum: Papel Higiênico, fraldas descartáveis, absorventes, preservativos, fotografias, etiquetas, fitas adesivas, papel carbono, esponja, ...

Lixo para reciclagem: embalagens, vidros, latas, papel limpo, jornal, etc...

Lixo Mínimo: resíduos que não são recicláveis, nem servem para adubo - compostagem

Estação Meteorológica

A Estação Meteorológica instalada na Fazenda Catadupa é parte integrante do Projeto de pesquisa " Patrimônio cultural do Vale Histórico Paulista: análise da vulnerabilidade às mudanças climáticas", da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) - Universidade de São Paulo - (USP), e Apoioado pela Fundação de Pesquisa da FAPESP.  O objetivo da pesquisa é identificar, caracterizar e mapear bens culturais, materiais, situados no Vale Histórico de São Paulo, avaliar a vulnerabilidade física das edificações dentro dos cenários climáticos projetados para essa região até o fim do século XXI e delinear diretrizes de políticas públicas para a contenção de danos. Os lugares selecionados para a análise distribuem-se pelos municípios de Arapeí, Areias, Bananal, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras; lugares onde se veem igrejas, casarões e solares em estilo colonial e neoclássico, situados no alinhamento de ruas calçadas com paralelepípedos, e com fazendas cujas sedes são palacetes, decorados com móveis importados e com afrescos nas paredes. Quase todas essas edificações foram construídas usando as técnicas da taipa de pilão e pau-a-pique, apresentando como principais materiais estruturais e decorativos compósitos argilosos, madeiras, metais e derivados de fibras naturais. O Vale Histórico é também uma região considerada de alta vulnerabilidade (exposição e susceptibilidade) às mudanças climáticas, devendo-se esperar para ela aumento nos teores médios e nos ciclos anuais de umidade relativa e temperatura, com impactos potenciais nos materiais, em particular no que diz respeito os efeitos decorrentes do crescimento de microrganismos. A avaliação de sua vulnerabilidade constará de uma caracterização físico-química dos tipos de materiais e seu estado de conservação, bem como de uma avaliação de sua fragilidade e um estudo sobre a resposta microbiológica de fungos e bactérias frente às mudanças climáticas projetadas. A expectativa é a de gerar informações acerca da vulnerabilidade do patrimônio cultural do Vale Histórico que possam subsidiar ações de prevenção dos danos possíveis de ocorrer aos bens referidos.

www.valehistoricopaulista.com.br

http://www.bv.fapesp.br/pt/bolsas/133222/patrimonio-cultural-do-vale-historico-paulista-analise-da-vulnerabilidade-as-mudancas-climaticas/

 

bottom of page